Home office: se organize para ser produtivo com o Daily Planner da Paperview

Para muitas pessoas, o surto do Corona Vírus mudou a rotina da noite para o dia. A maioria das empresas está optando pelo home office como medida de segurança para seus colaboradores e, consequentemente, dos seus familiares e da sociedade de forma geral. Se para você, trabalhar (ou estudar) em casa é uma novidade, aqui vão algumas dicas de planejamento que podem te ajudar nesse período de adaptação:

  1. Não se cobre tanto! É normal que você tenha dificuldade para manter o ritmo no início, mas tenha em mente que esse é um período de adaptação e que com certeza você vai conseguir deixar as tarefas em dia.
  2. Disciplina é uma habilidade indispensável ao seu dia, pois as distrações continuam existindo, ainda mais estando em casa. Mas, cabe a você voltar ao seu foco e comprometer-se com suas atividades. Ter um espaço reservado na sua casa para trabalhar (ou estudar) pode
    ajudar muito manter a disciplina. Por isso, evite trabalhar no sofá, na cama ou em frente à televisão.
  3. Se o seu trabalho envolve mais pessoas, ter uma rotina de comunicação é essencial! Se possível, tentem deixar horários fixos na semana, ou até mesmo no dia a dia, para falar um pouco sobre o status das suas ações e dos seus colegas.
  4. Use o Daily Planner para organizar sua tarefas diárias. Você pode dedicar um quadrante do Daily Planner para cada área da sua vida, por exemplo: home office, família e pessoal. Dessa maneira, mesmo todas as tarefas sendo feitas em casa, você consegue separar seu tempo de trabalho do seu tempo particular.
  5. Crie um checklist com todas as atividades que você colocou no seu quadrante “home office” e anote nos note-its da Paperview. Para me ajudar, fiz uma tabelinha e colei na minha parede com espaços para armazenar minhas ações. Dividi os quadrantes em:
  • Backlog: Ações que precisam ser feitas, mas ainda não foram iniciadas;
  • Fazendo: Ações que já foram iniciadas, mas ainda não foram concluídas;
  • Urgentes: Alguma ação que surgiu no meio do dia e que precisa ser concluída o quanto antes;
  • Feito: Todos os notes-its que estavam nos outros quadrantes são movidos para este quando concluídos.

Essa ferramenta é simples e pode ser feita de diferentes quadros, que se adequam às suas necessidades. Por exemplo, se o checklist for utilizado para estudos, pode ser dividido por disciplina, tipo de atividade e assim por diante… É só deixar a imaginação fluir!

E minha última dica:
Estabelecer prioridades é a chave, não só para a produtividade, mas para a saúde mental! Ter em mente o que PRECISA ser feito naquele dia e organizar-se para realizar, vai te deixar muito mais tranquilo ao remarcar atividades que não puderam ser realizadas, mas que não eram as prioridades do dia.

Espero que vocês estejam em casa, com uma adaptação tranquila e com muitos planos para o futuro. Momentos melhores virão, não é mesmo? Comentem o que vocês estão colocando em prática para conseguir manter essa nova rotina.

Beijos,
Amanda Uchôa – Colunista Paperview

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