5 dicas de planejamento para mudar hábitos

Você já parou para pensar em como fazemos coisas no automático? Várias das nossas atitudes diárias não são decisões tomadas na hora. Elas fazem parte de um conjunto de costumes que temos há muito tempo. Sendo assim, por que mudar hábitos que já estão consolidados?

Basicamente, porque alguns hábitos que cultivamos não estão alinhados com o que queremos conquistar a longo prazo. Por exemplo, se você que aprender um novo idioma, precisa ter o costume de estudar.

Mas como uma pessoa que nunca faz exercícios vai entrar em forma? Ou ainda, como alguém que come muitos doces vai perder peso? Nesses dois casos, vemos que os hábitos não se alinham aos objetivos pessoais.

Por isso, é importante mudar hábitos para alcançar as suas metas e realizar os seus sonhos. Confira algumas dicas de planejamento para transformar a sua vida!

Lista, maçã, mudar hábitos

A formação de um hábito

No livro O Poder do Hábito, o autor Charles Duhigg fala sobre como os hábitos nascem. Eles são formados por três elementos: gatilho, rotina e recompensa.

Gatilho

O gatilho é o fator que ajuda você a se lembrar do hábito. Por exemplo, muitas pessoas que fazem atividades físicas de manhã cedo deixam a roupa apropriada do lado da cama. Assim, quando acordam, a primeira coisa que veem é uma lembrança para se exercitar.

Rotina

Já a rotina é a parte do hábito que envolve a ação em si. No exemplo acima, seria ir à academia fazer musculação ou ao parque para correr. O importante é que isso seja feito com regularidade.

Recompensa

É o que todos esperamos depois da conclusão de uma tarefa árdua. Para algumas pessoas, a recompensa por fazer exercícios já está na sensação de bem-estar depois da atividade.

Esse ciclo é o que mantém o cérebro no “modo economia”. Seguindo esses passos, qualquer ação pode virar um hábito no dia a dia.

No entanto, é na terceira parte que mora o grande problema: a recompensa nem sempre é óbvia com hábitos bons.

Já com hábitos ruins, ela é quase imediata. Por exemplo, comer frituras no café da manhã dá uma sensação imediata de prazer. Mas, a longo prazo, pode prejudicá-la.

Por isso, é preciso se esforçar para deixar hábitos ruins de lado. Porém, também é importante instaurar comportamentos bons, que tenham a ver com os seus objetivos.

Daily Planner, caneta, mudar hábitos

5 dicas para mudar hábitos na sua rotina

Abaixo, listamos algumas dicas de planejamento para mudar hábitos. Seguindo esses macetes, você vai conseguir implementar o ciclo de gatilho-rotina-recompensa com facilidade e adotar costumes que a ajudem a realizar sonhos.

1. Substitua hábitos ruins

O que define um hábito ruim? São aqueles que não se alinham com os seus objetivos. Por exemplo, você quer ser saudável, mas fuma. Ou quer ser produtiva, mas passa muito tempo no celular.

Basicamente, o segredo para se livrar dos hábitos ruins é substituí-los por outros melhores. Por exemplo, em vez de pegar o seu celular a todo momento, deixe-o em outro cômodo.

2. Não tente fazer nada do dia para a noite

Paciência é muito importante para mudar hábitos. Isso porque nenhum dos seus costumes foi adquirido da noite para o dia.

Uma criança costuma começar a escovar os dentes diariamente, sem ninguém pedir, só depois dos seis anos. A construção de um hábito requer tempo e prática.

Por isso, não se apresse. Comece aos poucos, monitorando o seu progresso sempre. Quando menos esperar, o que antes era uma tarefa forçada já vai ter entrado no seu piloto automático.

3. Defina um momento para começar

Uma parte importante do planejamento para mudar de hábito é escolher o momento certo para começar.

Imagine que o seu plano é ir todos os dias na academia mais perto da sua casa. Você decide começar na próxima semana. No entanto, vai viajar no domingo, e só volta na quarta. Então, você já perdeu alguns dias desse hábito.

Para evitar essas situações, defina um momento adequado. Avise uma amiga sobre o seu comprometimento. E, no dia marcado, comece.

Daily Planner, habit tracker, mudar hábitos

4. Comece por uma mudança mais simples

Às vezes, é difícil dar um grande salto quando se trata de mudar hábitos.

Se você nunca se exercita, ir à academia todos os dias é uma mudança muito grande. Além disso, dá margem para falhas e pode acabar desanimando.

Porém, ir à academia duas vezes por semana é bem mais possível. Depois de um mês com esse hábito, você pode aumentar para três. Em seis meses, já vai estar indo todos os dias.

Esse é o poder de começar com uma mudança mais simples. Pense em pequenos passos que você pode dar em direção ao hábito que quer instaurar. Alguns exemplos são:

  • criar o hábito de meditar por 30 minutos pode começar com cinco minutos diários;
  • se você quer estudar por uma hora todos os dias, comece com 10 minutos;
  • para comer de forma mais saudável o dia todo, comece com uma refeição.

5. Entenda os seus motivos

A nossa última dica é a mais importante: entenda por que você está fazendo isso. Não decida ter o hábito de meditar todos os dias só porque alguém disse. Não se inscreva em uma academia só porque parece certo.

Para mudar hábitos de vez, é preciso ter um motivo por trás, algo que importe de verdade para você. Tenha isso muito claro antes de começar.

Um bom exercício é anotar quais são os seus objetivos. Depois, escrever quais hábitos podem ajudá-la a chegar lá. Colocando no papel, você sempre vai ter para onde voltar quando se sentir desmotivada. E o seu cérebro vai processar melhor o porquê de tantas mudanças.

Escrever o que pensa, o que faz e o que deseja faz toda a diferença. Quando você escreve, as chances de realizar os seus objetivos são muito maiores.

A Paperview tem a ferramenta perfeita para isso: o Daily Planner. Com ele, você pode anotar compromissos, ideias, planos e objetivos.

Quer saber como o seu Daily Planner pode ajudar a mudar hábitos e fazer acontecer? Leia o nosso artigo sobre o assunto!

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT