Planner ou agenda: quais são as principais diferenças?

Quando queremos começar a nos organizar, encontramos diversos métodos para fazer isso. Por exemplo, algumas pessoas adotam o calendário do Google. Outras usam aplicativos variados. Mas muitos preferem papel e caneta. E se esse for o seu caso, fica a dúvida: planner ou agenda?

As agendas são tradicionais e conhecidas, especialmente por estudantes e profissionais. Já os planners são atuais e cheios de novidades. Então, como escolher entre eles? Neste artigo, veja quais são as principais diferenças e descubra qual é o melhor para você!

O que é uma agenda?

Agendas são como cadernos divididos em dias e meses. Elas têm espaço para anotar tudo o que precisamos no cotidiano. Nas primeiras páginas, elas costumam trazer um calendário anual. Nas últimas, há também um calendário do próximo ano.

Os dias podem ser apresentados de maneiras diferentes ao longo de uma agenda. Em algumas, uma semana é dividida em duas páginas. Em outras, cada dia corresponde a uma página.

Geralmente, elas já vêm com datas marcadas. Por isso, todos os anos é preciso comprar uma nova agenda.

Você deve se lembrar de, na época da escola, escolher sua nova agenda com o restante do material escolar. Se você não a usava em um ano, ela se perdia no próximo.

Algumas agendas também marcam as horas. Assim, é possível se organizar categoricamente, anotando onde você precisa estar em cada momento do dia.

Podemos dizer que a agenda não segue uma técnica de organização. Ela é, em si, um método. Você só precisa anotar, nos dias e horários certos, o que precisa fazer.

Por que ter uma agenda?

A marcação delimitada de dias e horas torna a agenda ideal para quem precisa se organizar de forma cronometrada. Por exemplo, uma reunião às 13h, uma apresentação às 16h e uma consulta às 19h.

A agenda é ideal para quem quer apenas escrever tarefas e eventos de forma rápida. Ela não exige nenhuma consideração complexa. Também não requer planejamento. Você só precisa abrir a página certa e anotar o que precisa fazer. Depois, basta consultá-la ao longo do dia.

A agenda é ideal para quem precisa de algo simples e prático, como um lembrete de seus afazeres no dia a dia.

O que é um planner?

O planner está um passo além da agenda. Ele não se limita a ser um espaço para anotar tarefas e eventos durante a semana. Funciona, como o nome já diz, como um planejador para todos os tipos de planos.

No quesito estrutura, o planner pode se apresentar de muitas maneiras. Alguns contam com espaços para compromissos da semana, listas, rascunhos e muito mais. Outros só vêm com detalhes básicos, e o dono utiliza o espaço como bem entender.

Uma das únicas semelhanças entre os diferentes modelos de planners é que eles costumam ter espaço para se planejar em vários âmbitos. Por exemplo, para organizar sua semana, seu mês e seu ano, tanto em termos pessoais quanto profissionais.

Ao contrário das agendas, eles podem ou não ter datas. Portanto, dependendo do modelo escolhido, eles são capazes ou não de servir para mais de um ano.

A personalização é, inclusive, algo a se pensar quando decidimos entre planner ou agenda. Os planners têm mais espaço e incentivam a criatividade. Mesmo que comece com um produto genérico, você termina com algo exclusivo, que é a sua cara.

Por que ter um planner?

Ao contrário da agenda, o planner é para quem quer dar um passo à frente. Ele estimula você a se organizar em diversos aspectos, como:

  • trabalho (reuniões, entregas de projetos, eventos);
  • estudos (provas, apresentações, desempenho);
  • finanças (objetivos, investimentos, compras);
  • saúde (alimentação, exercícios, hábitos);
  • lazer (livros, filmes, séries, receitas);
  • viagens (destinos, planos, preparativos) etc.

O planner tem espaço para que você administre sua vida em diversos âmbitos. Mas é mais que isso: ele funciona como um incentivo para atingir suas metas.

Hoje em dia, sabemos que escrever sobre um plano aumenta nossas chances de realizá-lo. Com um planner, você pode planejar onde quer chegar e como fazer isso. Em vez de apenas anotar seus compromissos, você tem espaço para refletir. Assim, pode entender o que é preciso para viver a vida que sempre sonhou.

Os planners também são populares entre aqueles que desejam levar uma vida mais criativa. Você pode personalizá-los, usar cores, fazer desenhos, reunir referências, colar adesivos e, assim, deixá-lo com a sua cara. Isso também estimula o uso do produto e vai ajudá-la a desenvolver bons hábitos.

Agora, você já sabe que agenda e planner são bem diferentes entre si. Mas a pergunta principal continua: qual dos dois escolher?

Qual o melhor: planner ou agenda?

Como você pode ver, responder à pergunta “planner ou agenda?” não é tão simples. Eles são ferramentas diferentes, com propósitos distintos. Mas podemos apontar dois fatores que ajudam na opção por um deles.

O primeiro é que planners podem ser usados, também, como agendas. Você ainda pode utilizá-los para escrever seus compromissos.

O segundo é que você pode ter os dois. Algumas pessoas gostam de planners, mas não querem levar um objeto tão pessoal para o trabalho, por exemplo. Então, elas utilizam uma agenda pequena, de bolso, apenas para anotar compromissos profissionais.

De qualquer forma, só você pode saber quais são suas necessidades. Por isso, analise bem o que precisa para tomar essa decisão!

Planner ou agenda: onde comprar os melhores?

Existem muitos lugares para comprar suas agendas e planners.

Em lojas físicas, todas as papelarias têm sua seleção. Já em lojas virtuais, você pode comprar diretamente das fabricantes. Mas o ideal é procurar por um lugar que dê muitas opções de personalização e reflita seu estilo.

Esse é o caso da Paperview. Criamos planners exclusivos para mulheres que querem correr atrás de seus sonhos. Aliás, o Daily Planner é ideal para quem precisa anotar compromissos, mas também quer planejar sua vida.

Quer algumas dicas para organizar suas metas, seja em planner ou agenda? Confira nosso artigo sobre o assunto!

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT