Planejamento financeiro pessoal: simplifique suas finanças!

Descubra como fazer um planejamento financeiro pessoal seguindo o método 50/20/30!

Planejar suas finanças e ir ao dentista têm muito em comum: apesar de não ser nada divertido, é muito mais tranquilo do que seus pesadelos sugerem. Além do mais, ambas as situações servem para evitar problemas de saúde (financeira) no futuro. Com o Focus Planner Financeiro da Paperview você faz seu planejamento financeiro pessoal de um jeito simples e eficaz. Baseado nas regras básicas de economia pessoal e nos 8 mandamentos da saúde financeira, ele te ajuda a seguir a regra do 50/20/30. Mas pode ficar tranquila, você não vai precisar colocar um escorpião no bolso para seguir essa regra e manter seu budget.

Focus Planner Financeiro da Paperview aberto na página inicial.

Fiquei interessada… Que história é essa de 50/20/30?

Em resumo: a regra do 50/20/30 é um método de distribuição de renda simples, direto ao ponto e facilmente adaptável. Comece calculando o valor líquido da sua renda mensal, ou seja, o valor que resta após a dedução de impostos, tarifas bancárias e descontos em folha de pagamento. Se ficar em dúvida, pode consultar extratos bancários antigos.

Ok, depois disso eu faço o quê?

Classifique todos os seus gastos mensais em três categorias: despesas essenciais, investimentos e gastos com seu estilo de vida. Segundo o método 50/20/30, a divisão ideal do planejamento financeiro pessoal é esta:

  • 50% do seu dinheiro deve ir para as despesas essenciais e básicas;
  • 20% vai para investimentos, poupança e grandes objetivos de vida;
  • 30% é destinado a todo o resto!

É importante lembrar que essa regra pode ser adaptada para melhor se encaixar na sua vida. No Focus Planner Financeiro da Paperview você mesma define o quanto quer destinar para cada categoria e, se quiser, muda esses valores a qualquer momento.

Detalhe da página de "Escolha sua regra!" do Focus Planner Financeiro, onde a pessoa pode preencher com a porcentagem que quiser.

Mas peraí, como eu defino o que é essencial?

Os 50% do seu planejamento financeiro pessoal incluem as despesas essenciais, ou seja, aquelas que mantêm as luzes da sua vida acesas. Literalmente! Afinal, as contas de consumo (energia elétrica, água, gás etc.) estão nessa categoria, assim como:

  • Compras no supermercado e farmácia;
  • Condomínio;
  • Seguros (de vida, contra incêndios, do carro etc.);
  • Custos com transporte;
  • Internet e telefone.

Entendi… Mas e esse tal de 20%?

Esses 20% da sua renda devem ir para investimentos e para a criação de um fundo de emergência. Destinar 20% do seu budget para isso pode parecer um sacrifício agora, mas essa reserva vai deixar o seu ‘futuro eu’ feliz da vida. Você também pode reservar esse dinheiro para os seus objetivos pessoais, como comprar uma casa ou fazer aquela viagem dos sonhos… Assim que pudermos viajar novamente, claro!

Minha Netflix fica onde nessa história de planejamento financeiro pessoal?

Calma. Seguir um planejamento financeiro não é sinônimo de ser muquirana. 30% da sua renda mensal pode ser destinado aos gastos com seu estilo de vida — desejos e gastos supérfluos ou não essenciais. Essa categoria inclui serviços de streaming ou TV a cabo, viagens, lazer (restaurantes, delivery de comida, cinema etc.), compras não essenciais… Enfim, os seus luxinhos. Sem julgamentos!

Mas como eu faço pra organizar isso tudo?

Confie no poder da escrita e invista no Focus Planner Financeiro da Paperview. Estruturado com base nos 8 mandamentos da saúde financeira e nas regras básicas de economia pessoal, ele vai te ajudar a assumir o controle das suas finanças de uma maneira prática e eficaz. Por falar em escrever, segundo um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, ao escrever à mão, você retém mais informações. E já que contra fatos não há argumentos… Pode considerar esse Planner Financeiro o seu primeiro investimento!

E se minhas despesas não se encaixarem nesses 50/20/30?

Com o Focus Planner você escolhe sua regra. Ele é versátil, podendo se adaptar à sua situação financeira e te deixar no controle do seu dinheiro. Se estiver gastando mais do que 50% em necessidades essenciais, você pode “emprestar” algum dinheiro dos 30% de gastos com estilo de vida, que é a mais flexível das três categorias. Mas é importante tentar manter os investimentos em 20%, ou pelo menos se esforçar para chegar lá.

Planejamento financeiro pessoal: uma atitude libertadora!

Ao contrário do que muitos acreditam, o planejamento financeiro pessoal não existe para tirar sua liberdade. Muito pelo contrário! Ter um plano te ajuda a ter mais tranquilidade e qualidade de vida. Afinal, você poderá manter suas contas em dia, ter dinheiro para alcançar seus sonhos e objetivos, manter uma reserva de emergências e até mesmo garantir uma aposentadoria confortável. Isso sim é liberdade!

Ao planejar sua rotina no Daily Planner e monitorar suas finanças no Planner Financeiro, você aproveita o presente e se programa para o futuro. Lembre-se que cuidar da sua saúde financeira é um hábito que deve ser cultivado diariamente. Para adquirir novos hábitos e se manter em dia com seus objetivos, você pode usar um Habit Tracker. Não sabe o que é isso? Clique aqui e descubra como monitorar seus hábitos pode otimizar sua rotina e transformar sua vida.

Minhas finanças estão ok, e agora?

Você sabia que toda a sua vida pode ser dividida em 12 áreas? Além das finanças, tem a saúde, a família, o autocuidado e muito mais! Um jeito simples de colocar a vida em ordem é investir em um Daily Planner, a companhia ideal para o seu Planner Financeiro. Nele você organiza seu dia, sua semana e seu ano. Além disso, ele tem espaço para você anotar seus objetivos e monitorar seus hábitos. Ao ter tudo organizado, você se sentirá mais tranquila e poderá ter mais qualidade de vida. E aí, vamos colocar a vida em ordem?

Após fazer seu planejamento financeiro pessoal, passe essa dica incrível a diante!

Agora que você já está pronta para colocar suas finanças em ordem com o método 50/20/30, que tal compartilhar esse conhecimento com quem você mais ama? Você pode compartilhar esta dica ou presentear alguém com um Focus Planner Financeiro. Afinal, quem não tem aquela amiga que tem vários planos incríveis, mas vive com o orçamento bagunçado, não é mesmo? Os artigos de papelaria são presentes criativos e originais, o que é ideal se você está buscando por um presente de Dia dos Namorados, um presente de aniversário ou um presentes de Dia das Mães ou Dia dos Pais. Na paperview.com.br você encontra o presente perfeito e celebra cada momento de um jeito único!

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT